quinta-feira, 30 de abril de 2015

Narração do Milagre que Aconteceu em Cartago na África

Ícone Russo do Julgamento retratando os Pedágios Aéreos,
esta narração é incluída no Synaxarion para ser lido pelos Fiéis em 28 de Abril.

Durante o Reinado do Imperador Heraclius (610- 641), quando o exarca da África era o Patrício Niketas, um estranho milagre tomou lugar lá. Em Cartago viveu um homem chamado Tounezi o qual era um soldado, e quando a cidade caiu sob um epidemia, ele fugiu com sua esposa. Eles foram para suas casa no interior, o qual eles começaram a residir para não ficarem doentes. Mas o invejoso e assassino demônio atraiu este homem ao pecado e levou ele a cometer adultério com a esposa de seu fazendeiro, a qual cultivava a terra. Ele então adoeceu de hérnia e morreu.

Três horas após enterrado, porém, ele começou a berrar de sua cova, dizendo: "Tenha misericórdia de mim !". Tendo aberto sua cova, eles acharam ele vivo, no entanto ele não era capaz de falar. O Patriarca de Alexandria encorajou ele com palavras de conforto.


Três dias se passaram quando este homem começou a falar, e ele narrou o seguinte:


"No momento em que minha alma estava saindo do meu corpo, eu vi demônios, como etíopes, os quais ficaram perto de mim, e estes tinham um olhar fixo que causava terror e horror. Então eu vi dois Anjos, na forma de dois belos jovens, os quais se aproximaram de mim e minha alma regojizou-se. *Os Anjos me levaram com eles, e ascenderam ao céu. Em Seguida, os demônios dos Pedágios Aéreos no ar examinaram cada pecado meu. Especificamente, um demônio examinou minha falsidade, outro inveja, e outro ganância. A estes pecados que foram examinados pelos demônios, os Anjos respondiam com minhas boas ações.


Uma vez que chegamos na porta do paraíso, demônios de outro pedágio me encontraram e examinaram o pecado da fornicação e revelaram o pecado do adultério que eu cometi alguns dias antes. Os demônios do pedágio da fornicação me derrotaram e puxaram-me para as entranhas da terra onde as almas dos impenitentes são condenadas. E o que aconteceu lá não pode ser descrito pela linguagem humana.


Enquanto eu lamentava por ter chegado a este ponto, os dois anjos apareceram, a quem eu chorei dizendo: "Tenha piedade de mim e me ajudem a me arrepender". Eles então me pegaram e levaram eu até minha cova. Lá eu achei o meu corpo como lama e sujeira e não quis entrar nele. Mas eles me falaram que não era possível eu me arrepender de qualquer outra maneira, a menos que eu fizesse isso no meu corpo, e uma vez que minha alma estava novamente unida com ele, eu comecei a gritar."


Estas coisas este soldado narrou e, tendo vivido sem comida ou bebida por quarenta dia, quanto chorando e lamentando por seus pecados, ele morreu.



* De acordo com São Nicodemos o Hagiorita, estes dois Anjos eram talvez o Santos Arcanjo Miguel e Gabriel, que apareceram com semelhante características como esta história conta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário