sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O Simbolismo do Analavos do Grande Esquema.

"...o justo será flagelado, torturado, amarrado; seus olhos serão queimados e por fim, depois de sofrer todos os males, será crucificado..." [Platão, República, II, 361 e-362 a]

Aqueles que tomaram os votos do Grande Esquema devem viver como anjos na carne e atingir a perfeição espiritual, tendo a constante contemplação de Deus e o silêncio como vocação. A vestimenta do Grande Esquema contém os sinais do perfeito monaquismo, símbolos não apenas da humildade, sabedoria e doçura, mas também da Cruz, do sofrimento, das feridas de Cristo, da constante morte junto ao Cristo.

O άνάλαβος (analavos) é o traje distintivo de um monge ou uma monja tonsurado no mais alto grau do monaquismo ortodoxo, o Grande Esquema, e é adornado com os instrumentos da Paixão de Cristo. Ele toma seu nome do grego αναλαμβάνω ("tomar"), servindo como um lembrete constante para quem o usa de que ele ou ela deve "tomar a sua cruz diariamente" (Lucas 9:23). As cruzes ornadas, que cobrem os analavos, ou polystavrion (πολυσταύριον, de πολύς, "muitos" e σταυρός, "Cruz") - um nome frequente, embora menos preciso também aplicado aos analavos - lembra ao monástico que ele ou ela "está crucificado com Cristo" (Gálatas 2:20).

Com relação a cada imagem nos analavos, o galo representa "o galo [que] cantou" (Mateus 26:74, Marcos 14:68, Lucas 22:60, João 18:27) depois que São Pedro "negou três vezes" Seu Mestre e Senhor (João 13:38).

A pilastra representa a coluna à qual Pilatos amarrou Cristo "quando o flagelou" (Marcos 15:15) e "por cujas feridas fomos curados" (Isaías 53: 5; I Pedro 2:24).

A coroa de grinaldas da cruz representa a "coroa de espinhos" (Mateus 27:29, Marcos 15:17 e João 19: 2) que "os soldados colocaram" (João 19: 2) e "puseram sobre a cabeça" de "Deus nosso Rei" (Salmo 73:13), que libertou o homem da luta contra os "espinhos e abrolhos e o suor de sua testa" (Gênesis 3: 18-19).

O poste ereto e a viga transversal representam os estípites e o patibulum que formaram a "Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo" (Gálatas 6:14), sobre a qual "durante todo o dia estendeu as mãos a um povo desobediente e adverso" ( Isaías 65: 2, Romanos 10:21).

As quatro pontas no centro da Cruz e o martelo sob sua base representam as "unhas" (João 20:25) e o martelo com que "perfuraram" (Salmo 21:16, João 19:37) "Suas mãos e Seus Pés "(Lc 24:40), quando "levantaram da terra" (João 12:32) Aquele que "apagou a letra das ordenanças que estava contra nós pregando-a na Sua Cruz" (Colossenses 2:14).

A base sobre a qual se encontra a Cruz representa "o lugar que se chama Calvário "(Lucas 23:33), ou "Gólgota", isto é, o "Lugar da Caveira" (Mateus 27:33), onde "Eles o crucificaram "(João 19:18) e que "operou a salvação no meio da terra" (Salmo 73:13).

O crânio e os ossos cruzados representam "o primeiro homem Adão" (I Coríntios 15:45), que por tradição "retornou à terra" (Gênesis 3:19) neste mesmo lugar, a razão pela qual este lugar de execução, "cheio de ossos dos homens mortos"(Mateus 23:27) tornou-se o lugar onde "o último Adão foi feito um espírito vivificante" (I Coríntios 15:45).

A placa em cima da cruz representa o "título" (João 19: 19-20), com "a inscrição de Sua acusação" (Marcos 15:26), que "Pilatos escreveu" (João 19:19) "e colocou sobre Sua cabeça" (Mateus 27:37). Ao invés de "Jesus de Nazaré, rei dos judeus" (João 19:19), que "estava escrito em letras do grego, latim e hebraico" (Lc 23,38), sendo as três línguas uma alusão às Três Hipóstases "do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19), este título diz: "O Rei da Glória" (Salmo 23: 7-10), pois eles saberiam disso se não tivessem "crucificado o Senhor da glória"(1 Coríntios 2: 8).

O junco  representa o "hissopo" (João 19:29) sobre o qual foi colocada "uma esponja cheia de vinagre" (Marcos 15:36), e então "posta à Sua boca" (João 19:29), quando em Sua "sede lhe deram vinagre para beber" (Salmo 68:21), na boca d'Aquele de Quem se disse que "todos se maravilharam com as palavras de graça que saíram de Sua boca" (Lucas 4:22).

A lança representa a "lança [que] perfurou Seu lado"; "E imediatamente saiu sangue e água" (João 19:34) d'Aquele que "tomou uma das costelas de Adão, e fechou a carne em seu lugar" (Gênesis 2:21) e que "nos lavou de nossos pecados em Seu Próprio sangue "(Apocalipse 1: 5).

A placa no fundo da cruz representa o suppedaneum de Cristo, "o lugar onde seus pés estiveram" (Salmo 131: 7). É inclinado porque, de acordo com uma tradição, no momento em que "Jesus clamou em alta voz, e entregou o Seu espírito" (Marcos 15:37), Ele permitiu que um espasmo de morte violento convulsionasse Suas pernas, desalojando Seu apoio de pés de tal maneira que uma das extremidades apontasse para cima, indicando que a alma do ladrão penitente, São Dimas, "aquele que está à sua direita" (Marcos 15:27) seria "levado para o Céu" (Lc 24:51). Enquanto a outra extremidade, apontada para baixo, indicava que a alma do ladrão impenitente, Gestas, "o outro à Sua esquerda" (Marcos 15:27), seria "empurrada para o Inferno" (Lucas 10:15), mostrando que Todos nós, "os maus e os bons, os justos e os injustos" (Mateus 5:45), "são pesados no equilíbrio" (Eclesiástico 21:25) da Cruz de Cristo.

A escada e as pinças sob a base da Cruz representam o meio de deposição pelo qual São José de Arimatéia, "um homem rico" (Mateus 27:57) que "implorou pelo corpo de Jesus" (Mateus 27:58; 23:52), "abaixou-se" (Lucas 23:53), de modo que, como no corpo Ele desceu da Cruz, assim na alma "Ele também desceu primeiro até as partes mais baixas da terra" (Efésios 4: 9) , "Pelo qual também Ele foi e pregou aos espíritos em cativeiro" (no Hades) (I Pedro 3:19).

Através desses instrumentos, "a Cruz de Cristo" (I Coríntios 1:17, Gálatas 6:12, Filipenses 3:18) tornou-se a "Árvore da Vida" (Gênesis 2: 9, 3:22, 24, Provérbios 3:18, 11:30; 13:12; 15: 4, Apocalipse 2: 7; 22: 2,14), pelo qual o Senhor Jesus reificou Suas palavras: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá, e todo aquele que vive e crê em Mim, jamais morrerá "(João 11: 25-26).

• ΟΒΤΔ - ΌΒασιλεύς της Δόξης - "O Rei da Glória"

• ΙC XC NIKA - Ιησούς Χριστός νικά - "Jesus Cristo vence"

• ΤΤΔΦ - Τετιμημένον τρόπαιον δαιμόνων φρίκη - "Troféu honrado, o temor de demônios"

• ΡΡΔΡ - Ρητορικοτέρα ρητόρων δακρύων ροή - "Um fluxo de lágrimas mais eloquente do que oradores" (ou, mais provavelmente: Ρητορικοτέρα ρημάτων δακρύων ροή)

• ΧΧΧΧ - Χριστός Χριστιανοίς Χαρίζει Χάριν - "Cristo despejou graça sobre os cristãos"

• ΞΓΘΗ - Ξύλου γεύσις θάνατον ηγαγεν - "A degustação da árvore provocou a morte"

• CΞΖΕ - Σταυρού Ξύλω ζωήν εύρομεν - "Através da Árvore da Cruz nós encontramos a vida"

• ΕΕΕΕ - Ελένης εύρημα εύρηκεν Εδέμ - "A descoberta de Helena descortinou o Éden"

• ΦΧΦΠ - Φως Χριστού φαίνοι πάσι - "A luz de Cristo brilha sobre todos"

• ΘΘΘΘ - Θεού Θέα Θείον Θαύμα - "A visão de Deus, uma maravilha divina"

• ΤCΔΦ - Τύπον Σταυρού δαίμονες φρίττουσιν - "Demônios temem o sinal da cruz"

• ΑΔΑΜ - Αδάμ - "Adão"

• ΤΚΠΓ - Τόπος Κρανίου Παράδεισος γέγονε - "O local do Crânio tornou-se o Paraíso"

• ΞΖ - Ξύλον Ζωής - "Árvore da vida"


Há outros itens e abreviaturas que podem aparecer nos analavos, mas estes já são o suficiente para demonstrar que essa santa roupa proclama em silêncio "a pregação da Cruz" (I Coríntios 1:18) através de seu simbolismo místico, declarando para seu portador: "Deus não permita que eu me glorie, salvo na Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por Quem o mundo é crucificado em mim, e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).

Um comentário:

  1. Χαρις και ειρήνη οι αδελφοί εν ό Χριστός

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