terça-feira, 18 de agosto de 2015

A Vida de São Sérgio de Radonezh Retrada por Mikhail Nesterov

A Visão do Jovem Bartolomeu

A primeira pintura ilustra um episódio de "A Vida de São Sergio" por Epifânio, o Sábio:

"Um dia, seu pai o enviou para procurar um potro perdido. Em seu caminho ele encontrou um monge, um venerável ancião, um estranho, um sacerdote, com o aparecimento de um anjo. Este estranho estava de pé debaixo de uma árvore de carvalho, orando com devoção e com muito derramamento de lágrimas. O menino, ao vê-lo, humildemente fez uma reverência baixa, e aguardava o fim de suas orações.

O venerável monge, quando terminado suas orações, olhou para o menino e, consciente de que ele viu o vaso escolhido do Espírito Santo, ele o chamou para seu lado, o abençoou, concedeu-lhe um beijo em nome de Cristo, e perguntou: "O que estás buscando, ou o que tu quer, filho?" O menino respondeu: "A minha alma deseja, acima de todas as coisas a compreender as Sagradas Escrituras. Eu tenho que estudar leitura e escrita, e eu estou extremamente vexado que eu não posso aprender essas coisas. Será que você, Pai santo, pode orar a Deus por mim, para que ele me dê entendimento de ler o livro? " O monge ergueu as mãos e os olhos para o céu, suspirou, orou a Deus e disse: "Amém".

Tirando da bolsa, como se fosse um tesouro, com três dedos, ele entregou ao menino o que parecia ser um pouco de pão de trigo branco, uma prosphora, dizendo-lhe: "Leve isso na tua boca, criança, e comei; isso é dado a ti como um sinal da graça de Deus e para a compreensão da Escrituras Sagradas. Embora o presente pareça no entanto, pequeno, o gosto dele é muito doce. [1] "

A imagem de São Sérgio de Radonezh, próximo e querido para o artista desde a infância, foi a concretização do ideal moral para Nesterov. Particularmente importante o papel que Nesterov deu a São Sérgio na mobilização do povo russo.

"A Visão do Jovem Bartolomeu" é considerada a primeira obra do simbolismo Russo.

Juventude de São Sérgio




Os Trabalhos de São Sérgio

Parte Esquerda do Tríptico 

Parte Central do Tríptico 

Parte Direita do Tríptico 


Venerável Sérgio de Radonezh - 1899

Cristo Abençoa Bartolomeu

A ultima imagem retrata a visitação divina que São Sérgio de Radonezh teve em sua infância. Quando ainda usava  seu nome de batismo, Bartolomeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário