terça-feira, 17 de março de 2015

São Teodoro o Estudita(759-826) sobre a Ortodoxia Canônica

[A Igreja de Deus] não permitiu que nada fosse feito ou dito contra os decretos e leis estabelecidas, embora muitos pastores têm, em muitos aspectos, blasfemado contra elas (cf. Jer. 10:25). Quando eles têm chamado grandes e numerosos sínodos, e nomeando-os com o nome da Igreja de Deus, eles tiveram o cuidado de colocar estes em um show de preocupações com os cânones, enquanto na verdade estavam agindo contra eles.
Senhor, um sínodo não consiste simplesmente no ajuntamento de bispos e padres, não importa quantos sejam ... Um sínodo ocorre quando, em nome do Senhor, os cânones são minuciosamente pesquisados e mantidos. E um sínodo não é para ligar ou desligar de alguma forma aleatória, mas como parecer adequado para a verdade e para o cânone e para o Estado de rigor.
E nenhuma autoridade foi dada aos bispos para qualquer transgressão de um cânone. Eles estão a seguir o que foi decretado, e aderir aos que vieram antes. (Epístola 24, 62-80)
Devemos dizer: "Uma vez que é lícito a um arcebispo em conjunto com seus associados a fazer o que quiser, será ele na duração do seu arcebispado um novo evangelista, um outro apóstolo, ou um legislador diferente?" Certamente que não. Pois temos uma liminar do próprio Apóstolo: Se alguém prega uma doutrina, ou pede que você faça algo contra o que você recebeu, contra o que é prescrito pelos cânones dos sínodos católicos e sínodos locais realizados em vários momentos, ele não será recebido, e nem será contado entre o número de fiéis. E me calo de sequer mencionar o terrível julgamento com que o Apóstolo conclui isto(Gal. 1: 8). (Epístola 24, 94-101)
Mesmo se nós somos grandes pecadores, somos ortodoxos e filhos da Igreja universal, repudiando todas as heresias, e recebendo cada sínodo ecumênico e local que seja aprovado; e não só isso, mas também as constituições canônicas promulgadas por eles. Pois aquele que parece ter fé correta, mas não é guiado pelos sagrados cânones, não é totalmente, mas sim apenas metade ortodoxo. (Epístola 25, 31-35)

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