quinta-feira, 14 de maio de 2015

A Luz de Cristo na Prisão de Tolstoy


O mistério da rejeição voluntária da luz por aqueles que não amam a verdade foi revelado em uma visão para uma freira, a irmã do famoso novelista Lev (Leo) Nikolayevich Tolstoy, o qual rejeitou o ensinamento da Igreja Ortodoxa e morreu excomungado: 

"Quando eu retornei do enterro de meu irmão Sergius para minha casa no mosteiro, eu tive uma visão que chocou-me as profundezas da alma. Após eu ter completado minha regra usual de cela, eu comecei a cochilar, ou caí em algum tipo de condição especial entre o sono e o desperto, o qual nós, monásticos, chamamos de sono claro.

... Era noite. Lá estava o estudo de Lev Nikolayevich. Na mesa de escrita estava uma lâmpada com um abajur escuro. Atrás da mesa, e aprendendo com seus cotovelos sobre ela, sentou Nikolayevich. Em seu rosto havia a marca de tal pensamento sério, de tal desespero, como eu nunca havia visto nele antes.

O quarto estava cheio de uma espessa, e impenetrável trevas; a única iluminação neste lugar era a da mesa e sobre a face de Lev Nikolayevich. As trevas no quarto eram tão espessas e impenetráveis , que até parecia que tivesse cheio, e saturado com alguma materialização...

E subitamente eu vi o teto do lugar de estudo abrir, e de algum lugar nas alturas, começou a derramar tal ofuscante e maravilhosa luz, do tipo que não pode ser vista na terra, e nesta luz então apareceu o Senhor Jesus Cristo. O senhor se mostrou na forma como é retratado em Roma, na figura do santo mártir e Arquidiácono Lourenço: As todas puras mãos do salvador se espalharam no ar acima de Lev Nikolayevich, como se removessem carrascos invisíveis do instrumento de tortura... E essa inefável luz derramou-se e derramou-se em Lev. Mas isto ocorreu como se ele não visse o que estava acontecendo.

E eu tentei gritar para o meu irmão: Levushka, Veja, veja!...

E de repente, atras de Lev, - Eu vi isto com terror- das mais espessas trevas eu percebi uma outra figura, uma terrível e cruel figura que me fez tremer: e esta, colocando ambas as mãos por de trás dos olhos de Lev, impediu a entrada desta maravilhosa luz para ele. e percebi que meu Levushka estava fazendo esforços desesperados para afastar estas cruéis e impiedosas mãos...

Neste momento eu ouvi uma voz como se estivesse dentro de mim:
'A Luz de Cristo Ilumina a todos'

[I.M. Kontzevich, Optina Pustyn' i ee Vremia, Jordanville: Holy Trinity Monastery, 1970, pp.372- 73 (em Russo)]



Nenhum comentário:

Postar um comentário